Gráficas sabotam jornais críticos do governo angolano, diz propietário do Hora H …

Proprietários de dois jornais privados angolanos acusaram companhias gráficas de se recusarem a imprimir as suas publicações a troco de pagamentos do partido no poder.

Escrivão José, director e proprietário do jornal Hora H, disse

que “o governo do MPLA chega mesmo a pagar às gráficas para não imprimirem esse ou aquele jornal por entenderem ser crítico”.

José, que falava no lançamento do site do seu jornal, como forma de evitar os bloqueios governamentais disse ainda que é difícil a sobrevivência dos jornais privados em Angola.

A acusação é partilhada por Caxala Neto, proprietário do jornal Visão, que diz viver enormes dificuldades para se poder sobreviver.

“A partir de agora pode se declarar uma guerra entre a imprensa e o governo angolano, uma vez que o governo só cria dificuladades”, disse.

O Secretário Geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, Teixeira Cândido disse desconhecer o assunto e apela os proprietários a informarem o sindicato e a Entidade Reguladora da Comunicação Social em Angola –ERCA, para que essas instituições possam tomar uma posição.

A VOA ouviu o presidente da ERCA, Adelino de Almeida, que sem gravar entrevista negou tecer qualquer comentário sobre o assunto.

VIDEO… VIDEO… VIDEO…

VOAAngola 24 horas

Partilhar este artigo

 

 

 

Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *